O passeio pelo Corredor Eixo Oeste avança em direção à Avenida Hélio Prates nas redes sociais da Secretaria de Obras. No terceiro post da série sobre o programa de mobilidade urbana, a pasta mostra como a via tem sido transformada para receber uma pista exclusiva para ônibus. O projeto prevê a ligação entre o Sol Nascente e a área central do Plano Piloto por meio de um corredor com 38,7 km de extensão voltado para o transporte público.
A Hélio Prates cruza duas das cidades mais populosas da capital federal: Ceilândia e Taguatinga. Não à toa, é uma das avenidas mais movimentadas do Distrito Federal. O comércio pulsante e o trânsito intenso são as características mais marcantes dessa via de 7,4 km de comprimento.
A avenida tem passado por uma requalificação para receber o BRT (ônibus de trânsito rápido), um investimento de cerca de R$ 68 milhões. A reforma envolverá ampliação e remodelação das calçadas, reordenamento dos bolsões de estacionamento, construção de via marginal, pavimentação em concreto da faixa de rolamento direita, paisagismo e inclusão de mobiliário urbano. Também serão feitas obras complementares de drenagem e sinalização.
“O projeto de requalificação da Hélio Prates é revolucionário no sentido de promover uma mobilidade urbana eficiente e harmônica para pedestres, usuários do transporte público e motoristas”, comenta a subsecretária de Projetos, Orçamentos e Planejamento de Obras do GDF, Ery Brandi. “Tenho certeza que a população vai se surpreender quando a obra for entregue. Os benefícios para o comércio e os moradores serão imensuráveis”, afirma.
Para minimizar o impacto das obras no dia a dia da comunidade, os trabalhos na Hélio Prates foram divididos em três etapas. As duas primeiras fases já estão em andamento. A terceira delas se encontra em fase final de elaboração de projeto.
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