As gestantes atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Taguatinga têm a oportunidade de vivenciar uma experiência única a cada bimestre.
É o projeto Chá de Bênçãos, durante o qual as grávidas a partir de 34 semanas são encorajadas a vivenciar com autoconfiança a reta final da gestação, com a despedida da barriga e a troca de experiências sobre seus anseios e expectativa do parto.
A atividade é promovida pela equipe multidisciplinar do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) e as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da unidade.
Inspirado na celebração homônima promovida principalmente por doulas, o projeto faz parte dos atendimentos para além do pré-natal. O evento consiste na reunião de até 15 gestantes para um bate-papo sobre parto, pós-parto e chegada do bebê.
Após isso, as futuras mães recebem escalda-pés, pintura da barriga, coroação e uma sessão de fotos com a participação de integrantes da equipe do Nasf, ESF e dos acompanhantes das grávidas.
Também há edições com outras atividades a partir de parcerias. Neste mês, alunos do Senac maquiaram as grávidas, e o Corpo de Bombeiros do DF ofereceu o ônibus para o traslado das gestantes, dos servidores e colaboradores ao Clube da Saúde, local onde ocorreu o encontro.
“É um rito de passagem que traz o empoderamento da gestante, dá o sentimento de pertencimento nesse processo da maternagem”, avalia a fonoaudióloga Suzy Mashuda. “É um momento que a gente quer proporcionar para cuidar da saúde da mulher gestante de forma completa, não só focado no pré-natal. O nosso enfoque é valorizar os sentimentos da gestante, salientando o que é positivo na construção da relação da mãe com o bebê e também da família.”
Desde que foi criado, o projeto já mostra resultado nas gestantes. “Percebemos que as mulheres que frequentam o Chá de Bênçãos saem mais fortalecidas em enfrentar a travessia que se aproxima, a despedida da barriga”, aponta a assistente social Liliane Moraes. “É uma ação que valoriza e acolhe os sentimentos dessa mulher e proporciona um momento de aflorar sua autoconfiança para vivência do parto, pós-parto e amamentação”.
0 comentários:
Postar um comentário